Museu do Louvre fechado após assalto durante a abertura

O Museu do Louvre, em Paris, foi assaltado este domingo pela manhã durante a abertura, anunciou a ministra da Cultura na sua conta na rede social X, adiantando que o espaço se encontra fechado por “motivos excecionais”.
“Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local, juntamente com a equipa do museu e a polícia. As investigações estão em curso”, escreveu Rachida Dati.
O montante do assalto é de um “valor inestimável”, declarou o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, acrescentando à imprensa que “três ou quatro assaltantes” agiram em “sete minutos”. Entraram no museu pelo exterior, usando um ‘cesto’ montado num camião para entrarem na sala “Apolo”, onde se concentraram em “duas vitrinas”, acrescentou.
Entraram no museu pelo exterior, usando um ‘cesto’ montado num camião para entrarem na sala “Apolo”, onde se concentraram em “duas vitrinas”, acrescentou. O assalto terá ocorrido, segundo as investigações iniciais, entre 09h30 e as 09h40 locais (10h30 e 10h40 de Lisboa). O valor dos objetivos roubados ainda está a ser contabilizado.
Entretanto, já foi aberta uma investigação por roubo organizado e conspiração criminosa pela Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) do Departamento de Investigação Criminal, com o apoio do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC)”, disse o ministro do Interior à AFP, acrescentando que “o valor dos prejuízos causados pelo roubo estão ainda a ser calculados”.
Os assaltantes iam munidos com pequenas motosserras, tendo sido encontrada uma ‘scooter’ após a fuga”, acrescentou fonte policial.
LUSA
(atualizado às 12h25)
