Portugal entre os países com professores mais velhos do mundo

Os professores portugueses estão entre os mais envelhecidos do mundo. O mais recente relatório TALIS 2024, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e citado pelo Jornal de Notícias, revela que a idade média dos docentes em Portugal é de 51 anos, mais seis do que a média global dos 55 países analisados.

Desde 2018, a proporção de professores com 50 ou mais anos aumentou 13 pontos percentuais, um sinal claro de envelhecimento da classe e de dificuldades futuras na renovação da profissão. Portugal surge, a par da Lituânia, como o país com média etária mais elevada entre todos os participantes no estudo.

Para Francisco Gonçalves, secretário-geral da Fenprof, os números refletem “as consequências de um processo que leva década e meia” e que teve início durante o período da troika, quando “27 mil professores foram forçados a abandonar a profissão e muitos não foram substituídos”.

“Os próximos 20 anos serão críticos”

O alerta é partilhado por Pedro Barreiros, secretário-geral da FNE, que sublinha que “os próximos 20 anos serão críticos, com a prevista aposentação de mais de metade do atual corpo docente”. O dirigente sindical defende que será “complexo inverter a tendência” e apela a melhores remunerações para tornar a profissão mais atrativa às novas gerações.

Os dados nacionais confirmam o cenário. Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a média etária é de 51 anos no pré-escolar, 49 no 1.º ciclo e 52 nos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, estima que Portugal precisa de 20 mil novos professores para responder às necessidades atuais e às reformas previstas.

Quase não há professores com menos de 30 anos


De acordo com dados da Pordata, existiam em 2024 cerca de 149 mil professores em Portugal, menos 0,5% do que no ano anterior. A maioria, mais de 116 mil, são mulheres. A faixa etária dominante situa-se acima dos 45 anos, enquanto apenas 306 docentes têm menos de 25 anos e 869 entre 25 e 29.

O relatório da OCDE conclui que Portugal tem um dos sistemas de ensino mais envelhecidos do mundo e alerta para o risco de colapso na renovação da profissão docente nas próximas duas décadas, caso não haja medidas urgentes de valorização e recrutamento.

c/ Jornal de Notícias

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv