Salas de aluno e caixas inteligentes para guardar as bolas entre as ideias do OPE

Participaram cerca de cinco mil alunos no Orçamento Participativo Escolar.

Através do Orçamento Participativo Escolar (OPE), os cerca de cinco mil alunos que participaram sugeriram, entre outras ideias, a criação de “salas do aluno, que promovem a interculturalidade, e caixas inteligentes para guardar os jogos e as bolas, para usar durante os intervalos”. 

À semelhança do Orçamento Participativo, que o município de Braga lança anualmente, desde 2014, o OPE convida crianças e jovens a identificar necessidades, propor soluções e votar nas propostas que querem ver implementadas nas suas escolas.

Para Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, o resultado da primeira edição, que decorreu o ano passado, foi “brilhante”. Participaram, no total, cerca de cinco mil estudantes das 13 escolas públicas do 2º e 3º ciclos de Braga.

O investimento total, que chegou até aos 130 mil euros, foi dividido por todas as escolas, de igual modo.

O projeto, que se estreou o ano passado, foi distinguido com o Prémio Nacional da Educação 2024, na categoria ‘Inovação e Empreendedorismo’, com o projecto ‘O OPE no ecossistema de promoção da inovação, do empreendedorismo e da participação democrática’.

Escrito por José Silva Brás, editado por Liliana Oliveira 

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Só Jazz
NO AR Só Jazz
00:00 / 00:00
aaum aaumtv