José Sócrates começa a ser julgado no dia 3 de julho

José Sócrates começará a ser julgado na Operação Marquês no dia 3 de julho, num processo de caráter urgente, mas que deverá ser interrompido poucos dias depois para a pausa das férias judiciais. Regressará depois em setembro.
A data do julgamento do antigo primeiro-ministro foi marcado pela juíza titular do processo, Susana Seca, numa reunião no Tribunal Central Criminal de Lisboa, à qual Sócrates faltou.
A defesa considera que o processo Marquês não “ultrapassou a fase de instrução” e que, por isso, “não pode haver julgamento”, estando assim a defesa “impedida de participar em reuniões judiciais”.
A ‘justificação’ foi apresentada numa nota enviada à SIC, onde o antigo primeiro-ministro acusa a Justiça de querer “manter vivo” o processo a todo o custo.
Detido em 21 de novembro de 2014 no aeroporto de Lisboa, José Sócrates foi o primeiro ex-chefe do Governo a ser preso preventivamente em Portugal, tendo estado 288 dias no Estabelecimento prisional de Évora e mais 42 dias em prisão domiciliária.
c/ SIC Notícias
