Pró-reitor da UMinho vai integrar novo Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior

O pró-reitor da Universidade do Minho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, toma posse esta sexta-feira, dia 14, em Lisboa, como novo membro do novo Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), juntamente com os restantes escolhidos.
Criado no final de 2024, o CNIPES é um órgão independente e colegial, com funções consultivas junto do Governo, que integra 25 especialistas nacionais e internacionais com experiência relevante no ensino superior. O Conselho tem como missão “fomentar a inovação e a formação pedagógicas que considera como pilares fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino e para a promoção do sucesso e do bem-estar das comunidades académicas em Portugal”, refere a página oficial.
Aos canais oficiais da Universidade, o professor associado na Escola de Medicina, da UMinho, afirma que CNIPES tem o “potencial para fomentar uma cultura inclusiva, inovadora e cooperativa que maximize o desenvolvimento e o sucesso de todos os estudantes”. Para Manuel João Costa, o conselho é um “motor de transformação institucional”, capaz de fortalecer a articulação do sistema e impulsionando mudanças que “promovam maior sucesso académico e bem-estar nas comunidades do ensino superior em Portugal”, refere.
Para o pró-reitor da UMinho “o CNIPES assumirá um papel estratégico no espaço nacional do ensino superior, congregando os sete Centros Interinstitucionais de Inovação Pedagógica”. Espera ainda que seja um “fórum de referência, que potenciará a consolidação e a partilha do conhecimento pedagógico desenvolvido nas instituições”. A tomada de posse acontece às 14h30.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf
