Guarda-Rios voltam a Famalicão para vigiar rios e ribeiros do território

A bacia hidrográfica de Vila Nova de Famalicão está a ser vigiada e monitorizada por um grupo de cinco operacionais da autarquia que dão corpo à Brigada dos Guarda-Rios. A criação desta equipa foi oficializada esta quarta-feira, com a assinatura de um protocolo de colaboração técnica entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, esta equipa vai limpar, vigiar e fiscalizar o leito e as margens dos rios famalicenses e, juntamente, com a APA e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), penalizar eventuais infrações com a maior celeridade.

Mário Passos explica que será possível “qualificar a bacia hidrográfica do concelho e capacitar o território famalicense” e que com a renaturalização dos cursos de água, os rios e ribeiros vão tornar-se num fator atrativo para quem visita Famalicão. Segundo o autarca, a monitorização desencadeada por estes operacionais vai permitir entregar à população cursos de água que merecem ser devidamente contemplados e usufruídos.

Recorde-se que o concelho de Vila Nova de Famalicão conta com 220 quilómetros de linhas de água, 80 das quais são principais.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv