Capela de Guadalupe acolhe festival ‘Bate o Pé’

Cantos e danças tradicionais de diversas partes do mundo vão estar em destaque este sábado, em Braga. Entre as 10h00 e as 00h00, o Parque de lazer de Guadalupe, na freguesia de S.Victor, recebe o Festival ‘Bate o Pé em Guadalupe’.
A terceira edição do evento organizado pela Equipa Espiral conta com uma programação que inclui workshops, atividades para crianças, música ao vivo e baile. A entrada é gratuita, mas os participantes são desafiados a trazer donativos alimentares que, posteriormente, serão entregues na Associação bracarense ‘Virar a Página’.
Workshops que pretendem explorar o processo de criação em diversas áreas, como a construção de bombos e formas animadas, expressão plástica e cerâmica, abrem a programação, às 10h15, e prolongam-se até às 18h00. A música arranca às 10h30, com a imersão nas danças europeias, para crianças e famílias. Já a sessão Hip Hop Non Stop, pretende desenvolver consciência e expressão corporal nas crianças, às 11h30.
No mesmo horário, as danças celtas ganham lugar no festival. Após o almoço, às 15h00, é a vez do workshop de percussão, com a apresentação de instrumentos tradicionais como o bombo, a caixa e o timbalão.
O canto tradicional tem lugar às 17h00 e o samba de gafieira e o forró logo depois, às 17h30.
O grupo de gaitas da Equipa Espiral apresenta-se às 18h30, seguido de um grupo de músicos Afegãos, residentes em Portugal, às 21h00. Por fim, os ‘Flôr da Pele’ são os responsáveis pelo baile final.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura
