Braga tem 33 ‘eco-escolas’ e 29 vão receber ‘Bandeira Verde’ em outubro

O município de Braga anunciou, esta terça-feira, que conta, atualmente, com 33 ‘Eco-escolas’. Destas, 29 instituições de ensino vão ser galardoadas com a ‘Bandeira Verde’ no dia 10 de outubro, em Torres Vedras.
As ‘eco-escolas’ integram um programa desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que tem como objetivo desenvolver um conjunto alargado de iniciativas de educação ambiental com a comunidade escolar. Já o prémio, concedido pela ABAAE, confirma o trabalho de qualidade na área do ambiente desenvolvido pela escola.
Segundo a autarquia, as escolas da rede pública e privada e as escolas profissionais galardoadas são: Centro Escolar São Frutuoso, Colégio Alfacoop, Colégio Teresiano, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, EPB – Escola Profissional de Braga, Escola Básica da Sé, Escola Básica de Braga Oeste, Escola Básica de Lamaçães, Escola Básica Dr. Francisco Sanches e a Escola Básica Mosteiro e Cávado.
Vão ainda receber o prémio a Escola Básica Trigal Santa Maria, EB2/3 André Soares, EB2/3 de Celeiros, EB2/3 de Gualtar, EB2/3 de Nogueira, EB2/3 de Palmeira, EB2/3 de Real, EB2/3 Frei Caetano Brandão, Escola Básica de Frossos, EB n.º1 de Real, EB das Parretas, Escola Europeia de Ensino Profissional, Escola Profissional Profitecla, Escola Secundária Alberto Sampaio, Escola Secundária Sá de Miranda, Externato Paulo VI, Jardim de Infância da Goja (Frossos), Jardim de Infância de Parada de Tibães, Jardim de Infância Quinta das Hortas e Jardim-Escola João de Deus.
Para vereador do Ambiente, esta conquista reflete o “trabalho incessante dos que se têm envolvido nesta causa ambiental e que envolve a comunidade educativa no seu todo”. Altino Bessa ressalta também que o facto de 29 das 33 ‘eco-escolas’ do concelho serem galardoadas com a Bandeira Verde é “um enorme motivo de orgulho”.
No quadrilátero urbano, são consideradas ‘eco-escolas’ quatro instituições de ensino de Barcelos, 64 de Guimarães e 79 de Vila Nova de Famalicão.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Liliana Oliveira
