Braga Romana recebe mais de 350 mil pessoas

Espetáculos, oficinas, visitas guiadas, fábulas e outras atividades levaram às ruas de Braga mais de 350 mil pessoas durante os cinco dias da Braga Romana. Os dados foram avançados pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, em declarações à RUM, esta segunda-feira.
A 20.ª edição chegou ao fim este domingo com o Funeral Romano, que recebeu centenas de pessoas na Praça Municipal, apesar do atraso de mais de 30 minutos do início do espetáculo. Outra apresentação que levou muitas pessoas às ruas, no último dia, foi o ‘Casamento Romano’, um dos rituais de maior importância na Roma Antiga, como foi explicado durante a cerimónia.
Para Ricardo Rio, a Braga Romana de 2024 foi “um grande sucesso”. O autarca destaca que os números de visitantes comprovam a aposta num programa “rico e diversificado”, que resultou numa “enorme mobilização popular”. “A hotelaria também registou taxas de ocupação muito elevadas”, sublinha.
Apesar de algumas “ameaças às perturbações, por força das chuvas” durante a sessão de abertura, na quarta-feira pela manhã, e no sábado à noite, a programação decorreu “normalmente”. Para o próximo ano, Rio destaca que a autarquia deve trabalhar na expansão das áreas alimentares, que registaram “muita procura”, e no reforço das atividades paralelas, como as visitas guiadas e conferências, “que também suscitaram muito interesse”.
Em 2025, a Braga Romana decorre entre os dias 21 e 25 de maio.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura
