Câmara de Famalicão gere orçamento de 163 milhões de euros

O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão vai votar ‘As Grandes Opções do Plano e Orçamento’, esta segunda-feira, às 09h00. De acordo com a proposta, a câmara prevê gerir 163 milhões de euros, num orçamento com “impactos fortes” na habitação, educação, saúde, desporto, ambiente e transportes.


Em comunicado, a autarquia destaca a construção das novas habitações contratualizadas ao abrigo das Ofertas Públicas de Aquisição, a entrega dos primeiros imóveis adquiridos e reabilitados pelo município, a constituição de uma bolsa de terrenos municipais para a disponibilização de lotes para autoconstrução a preços mais reduzidos, a promoção do programa municipal de arrendamento acessível ‘Viver Famalicão’ e o arranque da construção da residência de estudantes no centro urbano, entre outras medidas.

No ano em que ostenta a distinção de Região Empreendedora Europeia, a autarquia de dá também início a “um conjunto de grandes obras fundamentais para a promoção da qualidade de vida dos famalicenses, com melhorias significativas no que toca ao estacionamento na cidade”, como a construção do novo parque junto ao Hospital de Famalicão, o arranque do processo de edificação de um silo-auto para a criação de um interface rodoferroviário junto à estação de comboios e um novo parque de estacionamento junto à Unidade de Saúde Urbana.

Na área da educação destaque para o arranque da construção das escolas básicas de Brufe e Arnoso Santa Eulália e para a continuação da renovação e ampliação do parque escolar municipal com intervenções em vários equipamentos e estabelecimentos de ensino.


Na saúde arranca a construção de duas novas Unidades de Saúde Familiar, em Joane e São Miguel-o-Anjo, e iniciam-se os processos para a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e para a construção dos novos centros de saúde de Nine, Ruivães e Lousado. No desporto nota para a construção do novo Skate Parque de Sinçães e do arranque do processo para a beneficiação e ampliação das Piscinas Municipais de Famalicão.

O próximo ano fica também marcado pela conclusão da rede de abastecimento de água no concelho e por “um grande esforço” na melhoria da rede viária, nomeadamente na recuperação das Estradas Municipais mais degradadas, como é o caso da EM572 que liga Ribeirão à freguesia do Louro e da EM574 que liga Oliveira São Mateus a Pedome.


A área dos transportes representa também um peso significativo no orçamento da autarquia para 2024, ano em que arranca a operacionalização da MobiAve, rede que traz “uma nova realidade ao nível do transporte rodoviário urbano para Famalicão, mas também para os concelhos vizinhos da Trofa e Santo Tirso”.

Mário Passos fala em “salto qualitativo”

Na nota de abertura do relatório, Mário Passos reafirma a sua convicção de que o ano de 2024 “representará mais um salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão”, certeza fundamentada pelo edil naquilo que considera ser uma “planificação bem estruturada e numa gestão da maior responsabilidade, predicados bem patentes neste Plano e Orçamento” que aponta para um saldo corrente de mais de três milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município.

“A gestão autárquica exige um exercício sério e responsável e tem sido essa postura que, em tempos de elevada incerteza como o que vivemos, nos tem dado bases sólidas para que possamos fazer frente às várias adversidades e garantir que em Famalicão ninguém fica para trás. É assim que temos construído Famalicão e é assim que continuará a ser”, acrescenta.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv