É oficial. Salário mínimo sobe para 820 euros em janeiro 

Agora é oficial. O salário mínimo nacional vai subir dos atuais 760 euros para 820 euros em janeiro de 2024. Este valor — que foi acordado em Concertação Social em outubro e aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros poucas horas antes de o Presidente da República anunciar ao país que iria dissolver a Assembleia da República — consta de um decreto-lei que foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

“O valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG) a que se refere o n.º 1 do artigo 273.º do Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual, é de 820 euros“, lê-se no diploma que atualiza o salário mínimo com efeitos a partir de janeiro do próximo ano para todo o território nacional.

Em causa está um aumento de 7,8%, ou 60 euros, do salário mínimo nacional. É o maior reforço alguma vez ocorrido, segundo frisou, inicialmente, o primeiro-ministro (agora demissionário), e, mais recentemente, a ministra do Trabalho.

Segundo as contas do ECO, para os empregadores essa subida do salário mínimo nacional representa um aumento de mais de mil euros dos custos por trabalhador, considerando não só os encargos com os vencimentos como as contribuições sociais que têm de ser entregues todos os meses à Segurança Social.

Inicialmente, o acordo de rendimentos assinado em Concertação Social previa que o salário mínimo chegaria a 810 euros em 2024, mas os parceiros sociais decidiram reforçá-lo, apesar dos desafios que se adivinham.


Eco

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Rádio Aurora - A Outra Voz às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv