Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência entregue a ‘Projeto Cérebro Materno’

Joana Sequeira Pinto, investigadora na Oxford University, venceu o ‘Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência de 2023’. A cerimónia decorreu, esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com as presenças de Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dom Duarte Pio, Dom Afonso de Bragança e Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da Universidade do Minho.
O prémio foi atribuído a um trabalho que avalia o impacto da gravidez na saúde e função do cérebro, que tem como objetivo principal avaliar o impacto da gravidez e dos distúrbios hipertensivos da gravidez na saúde materna e na função cerebral.
O júri atribuiu uma menção honrosa à investigação ‘Abordagem multimodal para o tratamento local de glioblastoma: terapia de RNA direcionada ao tumor e quimioterapia autorreforçada (chamado PRECISE)’, da investigadora Claúdia Martins.
O prémio foi instituído pela Fundação D. Manuel II, Universidade do Minho e Município de Guimarães, consistindo num galardão que visa distinguir um investigador de excelência na área, com menos de 40 anos de idade, pretendendo apoiar o seu plano de pós-graduação a realizar numa instituição de I&D nacional e/ou estrangeira.
