Madalena Matoso vence Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães

Anúncio dos premiados de 2023 foi feito este sábado, dia de abertura da bienal que pode ser visitada até 31 de dezembro.

A artista Madalena Matoso conquistou o Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), anunciou este sábado a organização.

O júri justifica a escolha realçando a composição e a elaboração plástica, “capazes de dialogar com o texto e simultaneamente sustentar-se para além dele”. “Os trabalhos selecionados refletem o conjunto da sua obra, onde o trabalho cromático e uma ilusória simplicidade do traço compõem imagens extremamente complexas nas múltiplas camadas que dão a ler. O júri destaca ainda a mestria no trabalho das formas e a capacidade de enveredar por percursos gráfico-visuais sempre surpreendentes”, pode ler-se no site oficial daquela bienal vimaranense.

Esta não é a primeira vez que a artista é reconhecida pelo seu trabalho na área. Em 2018 venceu também o Prémio Nacional de Ilustração com o livro Não é nada Difícil.


Já Inês Viegas de Oliveira venceu o Prémio BIG Revelação, enquanto que André Ruivo conquistou o prémio BIG Aquisição à semelhança dos ilustradores António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Emílio Remelhe e Mantraste.


As quatro grandes exposições da bienal de 2023 podem ser visitadas até 31 de dezembro em quatro diferentes espaços da cidade vimaranense.



Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv