UMinho. Casos de assédio moral aumentam no 3º ciclo 

Os casos de assédio moral estão a aumentar na Universidade do Minho. A informação foi avançada à RUM pela provedora do estudante à margem do seminário “Igualdade, inclusão e tempo no ensino”.

Rosa Vasconcelos não quis adiantar números concretos em relação à situação relativa aos casos de assédio moral que são reportados, sobretudo, por alunos do terceiro ciclo, ou seja, doutoramentos.

A provedora alerta para a premência de mudar a cultura do “medo e da vergonha”, sublinhando que está durante toda a semana no campus de Gualtar, em Braga, e um dia em Azurém, para ouvir e ajudar “da forma que for possível e conveniente”. No caso da violência doméstica, os dois casos identificados foram reencaminhados. 


Contudo, muitos jovens continuam a temer represálias, por isso, não falam sobre estas problemáticas. A provedora fala numa falta de disseminação, a título de exemplo, do Manual de Conduta para a prevenção deste género de problemas.


Questionada sobre se a nova plataforma, com gestão externa para denúncia de casos de assédio, que a UMinho irá criar, vai fazer aumentar o número de queixas, Rosa Vasconcelos acredita que sim, mas alerta que a questão do anonimato, em alguns casos, poderá ser problemática.

“Se não derem a cara, não vamos conseguir tratar dos assuntos”, refere. Porém, mesmo assim, a provedora do estudante acredita que esta plataforma irá ajudar muito, visto que os jovens percebem que “não estão sozinhas”.

Em breve, será levado para debate junto da Rede de Provedores do Estudante a situação de alunos de Timor-Leste, que apresentam muitas dificuldades com a língua, o que complica a sua integração e, consequentemente, a formação académica. O bullying a alunos maiores de 25 anos e a recomendação para criação de um cartão interno para incapacidades temporárias, como gravidez ou acidente, são outras das áreas que estão a ser trabalhadas. 


Os estudantes podem deslocar-se à sala C2.323 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga. A provedora também marca presença uma vez por semana em Azurém e pelo menos uma vez por mês nos Congregados e em Couros.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Campus Verbal
NO AR Campus Verbal A seguir: Ficha Tripla às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv