Hospital de Penafiel. Mais de 80 enfermeiros pedem escusa de responsabilidade

No hospital de Penafiel, 63 enfermeiros do Serviço de Urgência e 20 do Serviço de Medicina do Hospital de Penafiel pediram escusa de responsabilidade. A notícia está a ser avançada pela RTP.
Nos pedidos de escusa, os enfermeiros apontam como razão as dotações inseguras de enfermeiros e a incapacidade de prestar cuidados de saúde com a devida qualidade e segurança.
Deste hospital saíram recentemente 31 enfermeiros devido à impossibilidade de renovar contratos de trabalho precário a seis meses que tinham com a instituição.
Em entrevista à RTP, João Oliveira, da Ordem dos Enfermeiros – Secção Regional Norte, realça que o problema está no número insuficiente de enfermeiros por cada turno.
O responsável diz que este é mais um “grito de ajuda” por parte dos enfermeiros, que se veem sem capacidade para garantir os cuidados necessários a todos os utentes.
João Oliveira salienta ainda que o número de camas neste hospital é insuficiente, uma vez que presta cuidados a muito mais doentes do que o inicialmente previsto.
RTP
