Antigos jogadores de futebol com acesso direto à carreira de árbitro

Os antigos jogadores que tenham sido federados vão ter acesso direto à carreira de árbitro, sem limite de idade, acordaram esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o sindicato dos jogadores profissionais, através de protocolo de cooperação.

O protocolo, assinado pelo Conselho de Arbitragem da FPF e pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, no Campus do Jogador, em Odivelas, apenas prevê a frequência de uma ação de formação com a duração de 20 horas.

O Conselho de Arbitragem utilizará as instalações da Academia do jogador para treino e formação dos árbitros, comprometendo-se a disponibilizar árbitros jovens para participar em eventos organizados pelo Sindicato, refere ainda o protocolo.

Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, considerou o acordo “interessante para as duas partes”.

“Por um lado, passamos a contar com mais uma forma de combater a falta de árbitros no futebol português, ajudando de uma forma direta as Associações Distritais e Regionais, que passam a contar com mais árbitros para as suas competições, e, por outro lado, os antigos jogadores terão mais uma saída profissional, que lhes permitirá continuarem ligados ao futebol”, disse.

O presidente do Sindicato de Jogadores, Joaquim Evangelista, destacou o “compromisso com a profissão de árbitro de futebol, que carece de mais pessoas interessadas em fazer carreira e fortalecer os quadros nacionais”, bem como o “apoio à transição de carreira para os jogadores, cheia de desafios e, nalgumas áreas dentro do desporto, com uma procura claramente superior às ofertas de emprego”.

LUSA

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv