Jéssica Augusto revela que perdeu patrocinador oficial quando anunciou gravidez

O caso remonta a 2015 e foi relatado pela atual desportista da secção de atletismo do SC Braga no programa especial Campus Verbal/RUM(O) Desportivo, dedicado ao Dia Internacional da Mulher.

Jéssica Augusto revela que a Nike, que era a sua patrocinadora oficial quando estava sem clube, decidiu terminar o contrato no momento em que soube que a atleta ia ser mãe. O caso remonta a 2015 e foi relatado no programa especial Campus Verbal/RUM(O) Desportivo, dedicado ao Dia Internacional da Mulher, emitido esta terça-feira.


“Falando em discriminação, quando engravidei, estava associada a uma marca desportiva, era exclusivamente da marca, recebia um ordenado e desde o dia em que souberam que eu ia ser mãe cortaram-me logo o contrato”, anuncia.

Questionada sobre a justificação da marca, com quem tinha acordo desde 2009, aquela entidade terá argumentado que, “após a maternidade, muitas atletas ligadas à marca nunca regressam”. “Basicamente deixam-se estar, relaxam demais e não continuam”. Jéssica Augusto não teve oportunidade de demonstrar o contrário: “Não, nada, nada. Mas pronto, nós aqui em Portugal ficámos calados, aceitámos. Até me arrependo de não ter falado na altura, porque era para verem a realidade dos tempos que correm em relação a isso. Uma pessoa sente-se descartável”, desabafa.


A atual desportista do SC Braga assume que “sabia os riscos que estava a correr”, mas recorda que “era uma decisão que não queria adiar”. “Tinha muito vontade de ser mãe naquela altura, achei que foi no timing perfeito para mim. Programei tudo para depois poder regressar e regressar ainda com força e vontade de mostrar que após a maternidade iria continuar a andar por aqui e a tentar conquistar grandes pódios”.

 

No ano de 2015, Jéssica Augusto estava inserida no programa de preparação olímpica para os Jogos do Rio de Janeiro, fruto do sétimo lugar alcançado na maratona em Londres 2012, já depois de ter participado em Pequim 2008. De acordo com a atleta, a bolsa acabou por ser um apoio importante. “Só tinha de comunicar ao Comité Olímpico e corria o risco de ficar sem essa bolsa. Não fiquei e apoiaram-me bastante”, ressalva. 


Nos meses em que aguardava pelo nascimento da filha optou por parar completamente. “Eu tinha engordado 20kg na maternidade. 20kg até ao dia em que eu me pesei, não é? (risos) Uma pessoa priva-se de tanta coisa, temos de ser profissionais e somos profissionais durante anos e anos. Se não vamos gozar a altura em que estamos com o nosso filho na barriga…”, conclui.

Quatro meses depois de ser mãe, a atleta estava de regresso à competição e com contrato assinado com o Sporting e viria a qualificar-se para os Jogos do Rio de Janeiro.


*Escrito por Elsa Moura e Tiago Barquinha Gonçalves

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv