Nova ponte TGV no Porto faz ‘cair’ ponte D. António Francisco dos Santos  

A ponte terá um custo de, "aproximadamente", 100 milhões de euros, e o concurso para a construção da primeira fase do TGV entre Porto e Lisboa, que será de conceção, construção e manutenção, deverá ser lançado no final do ano, com a conclusão da ponte prevista para 2028.

Caso a nova ponte sobre o Douro de alta velocidade entre Porto e Gaia avance com dois tabuleiros, um ferroviário e outro para carros, a ponte D. António Francisco dos Santos não irá avançar. Esta tinha sido uma possibilidade avançada já esta segunda-feira, pelo vereador do Urbanismo Pedro Baganha, confirmada agora pela Infraestruturas de Portugal.

A nova ponte TGV sobre o Douro iria ter apenas, inicialmente, um tabuleiro ferroviário. No entanto, de acordo com informações avançadas pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao Jornal de Notícias, o estudo para a ponte “está a ser desenvolvido considerando a solução rodoferroviária como uma das possibilidades”.

A ponte terá um custo de, “aproximadamente”, 100 milhões de euros, e o concurso para a construção da primeira fase do TGV entre Porto e Lisboa, que será de conceção, construção e manutenção, deverá ser lançado no final do ano, com a conclusão da ponte prevista para 2028.

No que diz respeito à decisão de se a nova ponte terá, efetivamente, dois tabuleiros, um deles destinado para automóveis, a IP diz que é necessária, apenas, “uma última articulação com os municípios de Porto e Gaia”, salvaguardando que estão a ser realizadas “reuniões técnicas” com as duas autarquias para a “análise das diversas temáticas necessárias ao seu planeamento e conceção, entre as quais as relativas à futura travessia do rio Douro”.


Porto Canal

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv