Pedro Strecht diz que mais de 100 padres acusados de abusos sexuais estão no ativo

O coordenador da comissão responsável pelo estudo de abusos sexuais de menores na Igreja, Pedro Strecht, adianta, em entrevista à SIC, que há mais de 100 padres acusados de abusos sexuais no ativo.
Questionado se tem confiança no trabalho que vai ser feito a partir de agora, o coordenador da comissão independente responde afirmativamente, justificando que a equipa não teria este trabalho se não tivessem confiança.
Pedro Strecht, entende que, com este estudo, a Igreja “acaba por ter um mapa muito mais concreto do que realmente poderá ter acontecido”.
“Já não vale a pena dizer que não aconteceu. Aconteceu, como percebemos e aconteceu de uma forma intensa e dramática”.
Pedro Strecht explica que há locais e décadas em que o fenómeno pode ser considerado, do ponto de vista sociológico, “endémico”, nomeadamente em zonas que existiram, por exemplo, seminários.
O coordenador da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica adianta a equipa foi surpreendida pelos números e relatos.
Questionado se estaria disposto a coordenar o novo grupo para continuar o acompanhamento do tema, Pedro Strecht, respondeu que não, por ser uma tarefa “emocionalmente muito desgastante”, mesmo para o pedopsiquiatra.
c/SIC
