Greve de professores encerra escolas do concelho de Braga

A greve nacional de professores está a provocar condicionamentos em escolas e jardins de infância do concelho de Braga, esta quarta-feira. Ao que a RUM conseguiu apurar até ao momento, quatro das sete escolas do Agrupamento de Celeirós estão fechadas. A adesão à greve deixou os alunos da EB1/JI de Escudeiros, EB1/JI da Cruz, JI de Lamas e EB1/JI de Guisande sem aulas.
O Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado tem dois estabelecimentos de ensino encerrados, sendo estes EB/JI de Merelim S. Paio e Escola Básica Padim da Graça. Já no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, não há condições para assegurar o serviço nas escolas EB1 de Espinho, EB1 de S. Pedro e EB1 de S. Mamede.
Sete escolas do 1º ciclo pertencentes ao Agrupamento Alberto Sampaio estão fechadas e o jardim de infância de Cabreiros também não está a funcionar.
Os professores cumprem, esta quarta-feira, um dia de greve nacional em protesto contra o Orçamento do Estado para 2023 e a falta de investimento na Educação. Com uma adesão nacional, segundo a FNE, a rondar os 90%, a classe docente exige a valorização da carreira, o combate à precariedade e a necessidade de rejuvenescer o setor.
Em atualização
*Por Inês Batista e Nuno Diogo Pereira
