UMinho assinala Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, assinalou, esta terça-feira, o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, acolhendo no seu átrio uma exposição sobre o tema. A iniciativa apresenta 26 slides com gráficos, legislação, campanhas, centros de apoio, notícias e um vídeo documental.

A mostra fica patente até sexta-feira e tem entrada gratuita. Em paralelo, estão previstas publicações alusivas nas redes sociais da unidade orgância.

O tráfico de seres humanos tem um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. Segundo o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), envolve sobretudo a exploração sexual e a exploração laboral, mas também adoção ilegal, venda de bebés, remoção e tráfico de órgãos, casamento forçado, mendicidade e exploração de outras atividades criminosas.

Este crime público tem uma pena de três a dez anos de prisão em Portugal. O Observatório do Tráfico de Seres Humanos refere que, no país, há em média mais de 150 casos por ano e a maioria das vítimas é do sexo masculino (64%). Já a nível mundial existem mais vítimas do sexo feminino (46% são mulheres, 20% homens, 19% meninas e 15% meninos), indica o UNODC. Estima-se que este fenómeno envolva lucros de 150 mil milhões de euros por ano, em especial na Ásia-Pacífico e na Europa.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv