Rússia formaliza hoje anexação de quatro regiões ucranianas

A inciativa dos referendos foi considerada ilegal pelo secretário-geral da ONU. António Guterres apelou à Rússia que respeite a carta das Nações Unidas. 

A Rússia formaliza esta sexta-feira, numa cerimónia no Kremlin, em Moscovo, a anexação das quatro regiões ucranianas onde decorreram recentemente os denominados “referendos”, classificados por vários países do Ocidente como “ilegais”.

Durante a cerimónia, os decretos de entrada dos novos territórios na Federação Russa serão assinados e o presidente russo, Vladimir Putin, fará um discurso.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, adiantou que os líderes separatistas das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como os das regiões de Kherson e Zaporijia, estão na capital russa para a cerimónia e para reuniões com Putin.

A anexação oficial já era esperada após as consultas públicas – que terminaram na terça-feira – nas áreas total ou parcialmente controladas pela Rússia na Ucrânia. Moscovo alega que os habitantes apoiaram esmagadoramente a anexação formal destes territórios pela Rússia.

As administrações instaladas por Moscovo nas quatro regiões do sul e leste da Ucrânia – país alvo de uma ofensiva militar russa desde fevereiro – alegam que os indicadores da votação no “sim” à anexação oscilaram entre os 87% e os 99%.

O presidente russo reconheceu esta quinta-feira a independência das regiões ucranianas de Kherson e Zaporizhia, no sul da Ucrânia, um passo antes da anexação destes territórios pela Rússia. As autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, cuja independência foi reconhecida por Putin em fevereiro passado, também realizaram referendos.

RTP

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv