Trabalhos para as Ecovias de Guimarães avançam nas zonas ribeirinhas

Arrancaram, esta semana, os trabalhos de limpeza para a construção das Ecovias de Guimarães. O percurso de 61 quilómetros permite ligar 27 freguesias do concelho, através da Ecovia do Selho, Ecovia do Ave e Ecovia do rio Vizela.
A intervenção começou na freguesia de Pencelo, com cerca de 900 metros lineares no rio Selho, e vai passar ainda pelas margens ribeirinhas do Ave e Vizela, através da remoção da vegetação invasora e infestante, seguindo-se a estabilização do terreno e a plantação de espécies autóctones. Numa fase posterior, será feita a instalação do pavimento em terra batida e a vedação dos terrenos adjacentes. As ecovias do Ave, Selho e Vizela contam com 29, 22 e 10 quilómetros de percurso, respetivamente.
O projeto está a ser desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, com um investimento total de 1,5 milhões de euros. Um dos objetivos pré-definidos é preservar a integração paisagística de toda a extensão da vegetação ripícola, sensibilizando a população vimaranense para a importância da biodiversidade naqueles locais.
*Por Beatriz Duarte
