Isabel II sob “supervisão”, médicos “preocupados” com a saúde da Rainha

Os médicos da rainha Isabel II estão preocupados com o estado de saúde da monarca e colocaram-na sob “supervisão”. A informação foi divulgada em comunicado pelo Palácio de Buckingham.
O príncipe Carlos e a mulher, a duquesa da Cornualha, Camila, já estão em Balmoral, local onde se encontra a monarca, assim como o príncipe William, neto de Isabel II. A caminho está o príncipe André, o duque de Iorque.
Recorde-se que o estado de saúde da monarca de 96 anos, que se tem queixado de problemas de mobilidade, obrigou a mudar o local onde foi indigitada a nova primeira-ministra britânica.
Isabel II recebeu Liz Truss na terça-feira, no Castelo de Balmoral. No passado, estas formalidades eram cumpridas no Palácio de Buckingham, em Londres, a curta distância do Parlamento em Westminster, e da residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street.
A agenda da monarca para esta quinta-feira já tinha sido cancelada.
A nova primeira-ministra já reagiu à notícia sobre o estado de saúde de Isabel II e diz que está com a monarca “em pensamento”.
De acordo com o especialista em realeza britânica Robert Hardman, o Palácio de Buckingham “habitualmente não emite comunicados” sobre a saúde da rainha a não ser que seja algo “significativo”.
“A última vez que um comunicado deste género foi divulgado foi no início do ano, quando [a Rainha] foi diagnosticada com covid-19”, disse à BBC.
No Reino Unido, Isabel II foi a primeira monarca a celebrar o Jubileu de Platina. São 70 anos de reinado.
c/SIC
