Alunos Calouste Gulbenkian Braga conquistam 3º lugar em concurso nacional de microssatélites

Uma equipa do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCGB) venceu o terceiro lugar na final do concurso de microssatélites “CanSat Júnior Portugal”, que decorreu no fim de semana em Évora. Na competição participaram 12 equipas do 3º ciclo de todo o país.
Esta foi a estreia de uma escola de música nesta competição, com os alunos João Ferreira, Lara Cadima, Rúben Passos e Tiago Apresentação, do 7º B, ladeados pelos docentes Pedro Teles e Luís Castro. A prova foi promovida pela ESERO Portugal, em articulação com a Ciência Viva, Portugal Space e Agência Espacial Europeia.
No CanSat, os alunos criaram um satélite (“sat”) do tamanho de uma lata de refrigerante (“can”, em inglês), cujo sistema-base incluiu a antena, a bateria e os sensores. Esse microssatélite, preparado ao longo do ano letivo no âmbito do clube CienciArte da CMCGB, foi então largado de um balão meteorológico cedido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tendo depois os alunos recolhido e analisado os dados emitidos pelo seu “satélite”, que teria que aterrar em segurança.
A apresentação dos resultados finais incidiu na medição da temperatura do ar, da pressão atmosférica, da altitude do voo e ainda da transmissão por telemetria a cada segundo. O júri avaliou ainda a apresentação de todo o processo de construção e testagem do equipamento, como o para-quedas, as comunicações, a eletrónica e a programação do software.
A equipa do CMCGB envolveu igualmente o esforço e a dedicação dos alunos Gonçalo Sousa, Vitória Silva, também do 7º B, e dos professores Paula Edra, Paula Cristina Oliveira e Ester Guimarães.
A final do 2º CanSat Júnior foi ganha pelo “Tuga Space”, do Agrupamento de Escolas da Lousã (Coimbra), que assim vai à European Rocketry Competition, organizada pela Portugal Space. Em segundo lugar ficaram os “CanSatos”, do Colégio Santa Maria (Lisboa). O terceiro lugar ex-aequo foi para o “GulbenkianSat”, do CMCGB, e o “RibaSat Star”, do Externato Ribadouro (Porto).
