Reabilitação da envolvente de quatro bairros sociais de Guimarães custa 3ME

Três milhões de euros é o custo fixado para a reabilitação da envolvente exterior de quatro bairros sociais do concelho de Guimarães. O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) financiou, num valor a rondar os dois milhões de euros, as obras de intervenção nos lotes de habitação de Azurém, Coradeiras, Urgezes e Mataduços, num total de 215 frações abrangidas.
O autarca vimaranense, Domingos Bragança, visitou, na segunda-feira, as obras em curso no bairro de Azurém, um dos quatro beneficiados pela intervenção, que aponta à instalação de sistemas de energias renováveis, ao melhoramento de fachadas, à aplicação de isolamento térmico e substituição de caixilharias. Os empreendimentos de Azurém e Urgezes vão contar, ainda, com unidades de produção de autoconsumo, destinados a fornecer energia aos espaços comuns.
Esta iniciativa vai permitir o decréscimo no consumo energético dos edifícios de habitação social, antecipando, em cerca de dois anos, a diretiva europeia que fixa a meta de redução em 30%. Guimarães é uma das 100 cidades europeias escolhidas pela União Europeia para a ‘Missão Cidades’, que pretende criar um grupo de cidades piloto para a neutralidade climática.
*Por Hugo Costa
