Guimarães apontado como exemplo pela UNICEF na consulta de jovens e crianças

A UNICEF Portugal lançou o desafio aos municípios, onde foi feita uma auscultação das crianças e jovens a nível nacional, em que o objetivo é perceber o que esta população pensa sobre o seu concelho, onde a cidade minhota se destacou pelo trabalho desenvolvido no projeto “Tenho voto na matéria” .
Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, referenciou Guimarães como “um exemplo de excelência e que merece ser partilhado por outros municípios”. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, explicou que “as crianças e jovens sabem dizer o que querem que seja feito, têm de ser ouvidas e verem as suas preocupações atendidas”. O edil considerou “fundamental envolver toda a comunidade em todas as decisões e, em particular, a comunidade educativa que está mais próxima das crianças a fim de entrelaçar os esforços e vontades para a concretização dos projetos que são pretendidos”.
Saúde mental, discriminação e redes sociais são o que mais preocupa as crianças do concelho, havendo ainda vontade por parte da juventude em ser ouvida mais vezes e de ter um maior impacto nas tomadas de decisão.
*Por Marta Lima
