600 atletas participam nos Nacionais de Corta Mato Curto em Guimarães

Guimarães vai receber a 21ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta Mato Curto no dia 19 de março. Cerca de 600 participantes, em representação de mais de 70 clubes, participam no evento que se realiza no Parque de Lazer da Cidade Desportiva.

Trata-se do regresso de uma prova, depois de um ano de interregno devido à pandemia, à cidade de Guimarães e que será a montra do atletismo português.

O Campeonato é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, e com transmissão assegurada via streaming nos canais da Federação e na televisão por cabo.

Na sequência da implementação pela IAAF (agora World Athletics) dos Campeonatos Mundiais de Distância Curta, Portugal iniciou a sua disputa no ano 2000 e, apesar da entidade máxima do atletismo ter abandonado o projeto, Portugal nunca o fez, dando espaço a um conjunto de atletas do meio-fundo curto de poderem competir em distâncias mais adequadas (4 km) à sua especialidade.

Ao longo das 21 edições já disputadas, a prova já visitou o distrito de Braga em duas ocasiões, uma delas em Guimarães, em 2012.

As equipas do Sporting (em masculinos) e Sporting de Braga (em femininos) são as mais tituladas da competição, com oito triunfos, seguidas pelo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), ambos com sete títulos.

Individualmente, a grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais, em masculinos, e Anália Rosa, com 5 títulos femininos. Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019, e para Mariana Machado, vencedora das três últimas edições.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv