Covid-19. Prevenção é o principal motivo para bracarenses aderirem à testagem

A cidade de Braga disponibiliza seis postos para a realização de testes rápidos antigénio de uso profissional, abrangidos pelo regime excecional de comparticipação anunciado pelo Governo.

Na semana em que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o aumento do número de testes comparticipados mensais por utente, de quatro para seis,, os bracarenses têm procurado os centros de testagem para a realização de testes antigénios contra a Covid-19. Em vésperas de consoada, a prevenção é o principal motivo apontado pelos habitantes para a testagem.


A fila longa no centro de testagem no Largo do Pópulo motivou uma espera de mais de 40 minutos para José da Silva. O residente bracarense deslocou-se ao local para realizar o teste antigénio, de modo a “evitar o contágio em casa”. “Tenho a família em casa para festejar o Natal e cada um vai fazer o teste”, refere.

Acabada de chegar ao Largo do Pópulo, Maria José Ferreira dirigiu-se ao espaço por “não conseguir fazer marcação noutros locais”. A cidadã bracarense acompanhou a sogra à testagem, por necessitar de um teste negativo para fazer uma visitar hospitalar. No seu entender, é “estritamente necessária” para a prevenção e controlo da pandemia.

Para realizar a testagem no Largo de São João do Souto, junto às Frigideiras do Cantinho, é preciso agendamento prévio. Alice Freitas vê o funcionamento deste centro um pouco “mais complicado”. “Fiz uma vez na farmácia e foi diferente”, menciona. Por causa da Ceia de Natal, com pessoas de diferentes agregados familiares, a habitante de Braga resolveu fazer o teste por uma questão de “prevenção”.

À espera há cerca de meia hora, Bárbara Martins diz que a fila está “a avançar rápido”, apesar de ter ocorrido um atraso na testagem perto da hora de almoço. Com a consoada à porta, a jovem não hesitou, já que vai estar com pessoas “mais idosas e mais frágeis” na reunião de Natal. “Por precaução, é melhor assim”, aponta.

Numa situação diferente encontra-se Domingos Soares. O bracarense apercebeu-se da fila em frente à Farmácia Martins, na Avenida Central. Já há alguns dias que se sente constipado e, dessa forma, quis “tirar as dúvidas” e assim estar mais “seguro” para o jantar da consoada.

Farmácia bracarense realizou 400 testes até meio da tarde


A Farmácia Martins, situada na Avenida central, é um dos postos para a realização de testes rápidos antigénio comparticipados pelo Governo na cidade bracarense.

Em declarações à RUM, a diretora técnica adiantou que, até às 15h00, o estabelecimento tinha realizado 400 testes, dos quais apenas dois apresentavam resultado positivo.

Para Fernanda Santos, a testagem está a “correr bem”, com o aumento significativo na véspera de consoada. “As pessoas procuram estes dias para poderem consoar em segurança com os familiares”, frisa. 

*Escrito por Ana Sofia Leite

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Connected
NO AR Connected
00:00 / 00:00
aaum aaumtv