Projeto ‘Rotas Digitais Temáticas’ vence concurso ‘Inovação Aberta’

Com 16 projetos a votação, ‘Rotas Digitais Temáticas’ foi a ideia vencedora da segunda edição do concurso ‘Inovação Aberta’. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Braga pretende dinamizar o setor turístico da cidade bracarense.
A sessão da entrega do prémio aconteceu esta quarta-feira, na qual, Pascal Silva, fundador da Your Tours, responsável pela ideia vencedora, explicou que o projeto potencia “novas dinâmicas” em Braga. A ideia desenvolvida reúne um conjunto de itinerários digitais, compostos por quatro rotas (romana, barroca, turística e gastronómica) que proporcionam uma “experiência imersiva” no destino bracarense.
Já o vereador Altino Bessa considera que a ideia de Pascal Silva é “exequível” e tem uma “perspetiva de futuro”, correspondendo aos desafios impostos pelo concurso.
Por sua vez, o diretor-geral da Associação Empresarial de Braga refere que o “desenvolvimento turístico” de uma cidade só é possível com o “envolvimento da comunidade”. Rui Marques acredita que o “sucesso” de um destino depende da “inovação” existente nesse local, sendo um fator “crítico” para um “ciclo virtuoso de crescimento”.
O lançamento oficial do projeto ‘Rotas Digitais Temáticas’, que alia o turismo à realidade virtual, ocorre no segundo semestre do próximo ano. A ideia vencedora conquistou o prémio de cinco mil euros.
