Guimarães e Clermont-Ferrand preparam programa cultural conjunto  

A visita da delegação francesa contou com a presença de Christine Athenor, presidente do FITE.  

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, recebeu a vereadora da Cultura de Clermont-Ferrand, Isabelle Lavest, para planificar a parceria entre a Contextile e o Festival Internacional dos Têxteis Extraordinários (FITE), no âmbito do Sainson Croisée.

A Contextile e o FITE são duas entidades culturais que promovem a dimensão artística do têxtil, juntam-se agora para organizar um conjunto de exposições.

No Musée Bargoin Clermont-Auvergne Métropole terá lugar a Exposição Internacional do FITE, que exibirá trabalhos de artistas plásticos de renome. Também o Musée d’Art Roger-Quilliot recebe uma exposição made in Portugal. Além disso, serão realizados intercâmbios que vão envolver artistas nacionais e franceses, assim como escolas de arte de ambos os países e projetos específicos para estudantes.

A visita da delegação francesa surge no âmbito da Saison Croisée, uma temporada cruzada entre França e Portugal, organizada para 2022 e promovida pelos governos dos dois países.

A Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – celebra 10 anos, tendo surgido aquando da Capital Europeia da Cultura 2012, em Guimarães e, desde então, tem-se assumido como um evento de referência.

Ana Sofia Leite

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv