Consórcio Minho In promove conferência dedicada a Fafe

O Consórcio Minho In vai abordar a identidade cultural de Fafe na 15ª conferência do ciclo ‘Estórias do Minho: Narrativas no feminino de uma geografia identitária’. Realiza-se esta terça-feira, pelas 10h30, no Teatro Cinema de Fafe.

Maria de Lurdes Rufino, responsável de organização, esteve à conversa com a RUM, começando por justificar a escolha do tema ‘Em nome do Povo – Revolução, Justiça e Lei’. “Em cada um dos 24 municípios do Minho, foi escolhida ora uma figura de grande importância histórica, ora um coletivo feminino. Em Fafe, pela importância que a justiça tem também na criação e na construção desta identidade cultural do Minho, entendemos que seria importante tratar deste valor”.


O painel para esta conferência é composto por Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, José Carlos Lopes de Miranda, docente da Faculdade de Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e Micaela Ramon, professora do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Nas palavras de Maria de Lurdes Rufino, “não é possível pensar em justiça, sem pensar numa sociedade organizada”. Nesse seguimento e de acordo com a organizadora, o objetivo do painel escolhido passa por focar “a atenção na justiça, que é um valor do passado, do presente e do futuro”. “Ajuda-nos a construir enquanto cidadãos e com responsabilidade coletiva”, destaca.

A presença no debate é gratuita, mas sujeita a inscrição no site do Consórcio Minho In.

*Escrito por Ana Sofia Leite

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv