“Por Setembro, se tudo correr normalmente, esperamos não ter casos”

Risco de morrer por Covid-19 é agora cinco vezes menor, diz Henrique de Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

“Por Setembro, se tudo correr normalmente, esperamos não ter casos”. Mesmo com as variantes mais letais e potencialmente mais transmissíveis, é possível que em Setembro não haja casos de covid-19 em Portugal, se se mantiverem as medidas em vigor e o plano de vacinação, afirmou o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique de Barros. 

O especialista nota que, sem a vacinação, Portugal já teria retornado a um pico de infeção próximo daquele vivido há alguns meses. O especialista sublinha a “quantidade de vidas poupadas e internamentos evitados” graças à vacina.

Os dados analisados pelo especialista mostram que probabilidade de morrer, por contrair a Covid-19, já chegou a ultrapassar os 4%, mas, agora, é de cerca de 0,5%.

“Do início da pandemia para agora, o risco de morrer é cinco vezes menor”, afirma Henrique de Barros, ressalvando que o risco continua a ser maior no sexo masculino, em idade mais avançada.

A região do Norte é aquela onde, ao contrair o coronavírus,a probabilidade de morrer é maior e a região autónoma da Madeira é aquela onde o risco de morrer é menor.

“Podemos olhar com alguma tranquilidade para a evolução da infeção”.

c/ TSF e Público

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: 5 minutos de Circo às 10:45
00:00 / 00:00
aaum aaumtv