Pfizer/BioNTech entregam 10 milhões de vacinas extra à UE no 2.º trimestre

A União Europeia receberá um total de mais de 200 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida pela BioNTech e Pfizer no segundo trimestre, informou hoje a Comissão Europeia.
O montante inclui 10 milhões de doses que deveriam ser apenas entregues no terceiro e quarto trimestres, de acordo com uma declaração da presidente da Comissão Europeia.
“Estas 10 milhões de doses elevarão as doses totais [da vacina] de BioNTech-Pfizer no segundo trimestre para mais de 200 milhões”, disse Ursula vonder Leyen.
“Esta é uma notícia muito boa: dará aos Estados-membros margem de manobra e preenche lacunas nas entregas”, acrescentou.
VACINAS CONTRA A COVID-19: AS QUE ESTÃO A SER USADAS E AS QUE ESTÃO A CAMINHO
Até ao final de fevereiro de 2021 havia um total de 69 vacinas – compreendendo as que estão já em utilização e as que estão em ensaios clínicos, segundo a Organização Mundial de Saúde. Há ainda 181 ainda em desenvolvimento no estádio pré-clínico, ou seja, ainda não foram testadas em seres humanos.
MAIS DE 2,6 MILHÕES DE MORTOS EM TODO O MUNDO
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Os países mais atingindos continuam a ser os Estados Unidos, o Brasil, o México e a Índia.
Em Portugal registam-se 16.694 mortes e 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
SIC
