Universidades querem programa de compra de computadores igual ao das escolas

As universidades entendem que o programa Escola Digital, através do qual estão a ser compradas centenas de milhares de computadores para os alunos da escolaridade obrigatória, deve ser alargado ao ensino superior. 

A notícia é avançada na edição de hoje do jornal Público.

Esta é uma das alterações ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vai propor ao Governo.

Em declarações ao Público, o líder do CRUP reclama que nas universidades portuguesas “também existem problemas tecnológicos” ao nível do parque tecnológico, assim como “dificuldades em chegar a alguns estudantes” por não terem computador ou ligação à internet.

Outra proposta que vai ser feita ao Ministério do Ensino Superior, liderado por Manuel Heitor, e ao coordenador do PRR, António Costa e Silva, é que estas instituições dedicadas ao ensino e à investigação não sejam “parentes pobres” e possam também liderar projetos de inovação, algo que está reservado às empresas na atual versão.

O Governo decidiu lançar uma iniciativa denominada “PRR em debate”, que o primeiro-ministro irá assinalar com “um conjunto de vídeos de enquadramento geral” ao longo dos próximos dias. António Costa vai apresentar o plano aos parceiros sociais esta terça-feira, em reunião do Conselho Económico e Social, e o Executivo irá promover um conjunto de seminários de debate sobre este documento.

C/Público

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Volta ao Mundo em 180 Discos
NO AR Volta ao Mundo em 180 Discos
00:00 / 00:00
aaum aaumtv