5º Congresso dos Jornalistas arranca hoje em Lisboa

O 5º Congresso dos Jornalistas Portugueses arranca esta quinta-feira, em Lisboa, com mais de 700 inscritos.
A cerimónia de abertura está marcada para as 18h15, no Cinema São Jorge, contando com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Congresso dos jornalistas, Pedro Coelho, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Filipe Simões, o presidente da Casa da Imprensa, António Borga e a presidente do Clube de Jornalistas, Maria Flor Pedroso.
A RUM participa no painel da manhã de sábado dedicado à imprensa de proximidade. ‘Do local ao universal’ é o tema da sessão da manhã com início às 9h00. No painel ‘Tão longe e aqui tão perto” vai estar a diretora de Informação da RUM, Elsa Moura, Pedro Jerónimo, da Universidade da Beira Interior, Carlos Almeida, da Região de Leiria e Marta Caires, da SIC Madeira. A conversa será moderada por Dora Mota, da Universidade do Minho.
Ainda na manhã de sábado participa num outro painel mais uma jornalista do Minho. Alexandra Lopes, correspondente do JN Minho apresenta o seu testemunho na sessão intitulada “De lá para cá”.
Até domingo vão ser escutados depoimentos de jornalistas ligados a órgãos de comunicação social em situação vulnerável
‘Ética do jornalismo para a democracia’, ‘Condições de trabalho dos jornalistas’, ‘(Auto)censura – Novas formas, velhos hábitos’ e ‘A formação e o ensino do jornalismo’ são os temas das sessões programadas para sexta-feira.
Estão previstos vários painéis de discussão com jornalistas e diretores de informação de diferentes órgãos de comunicação social, assim como a apresentação de comunicações, moções e debate. A apresentação, discussão e votação de conclusões e propostas ao Congresso acontece ao início da tarde de domingo, último dia deste congresso.
O programa completo pode ser consultado aqui
