‘Voltamos Todos’ em cena no Theatro Circo

Após uma pausa de verão, o Braga En’Cena está de regresso à programação do Theatro Circo, esta terça-feira. O Projeto Expressar traz para a sala de espetáculos bracarense a peça ‘Voltamos Todos’, pelas 21h30.
No palco, três atores encenam os tempos da ditadura e das terras coloniais pela ótica de 12 homens que viveram em Angola e Moçambique. Partindo da guerra colonial, numa entrevista rasurada, a história tem como pano de fundo um grupo de senhores de Braga e traz à tona “recordações individuais e coletivas”, dando forma a uma narrativa local e dramática, diz Juliana Kleinubing.
Em declarações à RUM, a encenadora adianta que esta história acaba por ser de “quase todos os portugueses que viveram a ditadura, que foram tirados das famílias”. Os homens em questão foram os primeiros residentes do bairro da Misericórdia.
O tema surgiu de um trabalho, denominado “Histórias e Memória”, realizado pelo coletivo junto da comunidade a residir em lares. “Os protagonistas da peça eram frequentadores da biblioteca e batiam com o nosso objetivo de recuperar memórias, patrimônio material aqui da cidade de Braga”, explica a encenadora à RUM. “Achamos que era a nossa história e o que queríamos contar agora que encaixava naquilo que a gente queria fazer”, continua.
Para Juliana Kleinubing, a peça pode “recordar as memórias dos mais velhos, que que viveram e passaram por isso”, já para o público mais jovem, pode servir “como uma aprendizagem de tudo o que se viveu naquela época”. A peça, recorda, é o primeiro espetáculo para adultos. “Tem os seus momentos fortes, mas eu acho que está tudo muito equilibrado e vai ser bonito de ver”, finaliza.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura
