Westway Lab. Estão abertas as candidaturas para as Residências Artísticas e City Showcases

Estão abertas até 15 de dezembro as candidaturas para as Residências Artísticas e os City Showcases do Westway LAB 2024. Esta é uma possibilidade não só para artistas nacionais como internacionais trabalharem em conjunto e sem barreiras nos seus processos de criação e autodescoberta, dando sentido ao “lab” no nome do evento que decorre entre os dias 10 e 13 de abril, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães.

A RUM conversou com o programador do CCVF e um dos responsáveis pela criação, em 2014, do Westway Lab, Rui Torrinha, que faz das palavras de anteriores participantes suas para descrever o evento como um “espaço mágico”.

“Tem havido resultados surpreendentes ao ponto de os artistas decidirem que alguns projetos deviam ter

continuidade. Alguns, inclusive, gravaram discos, fizeram digressões e este é um princípio de liberdade criativa que nós oferecemos aos artistas. É uma semana em Candoso, em que existe um cruzamento entre artistas, músicos nacionais e estrangeiros que depois resulta num showcase que é apresentado no Café Concerto do CCFV”, adianta.

Na última edição, a organização recebeu mais de mil candidaturas. Também existem vagas abertas para apresentações nos ´City Showcases`.

A grande novidade no evento da próxima Primavera será a aposta nas Media Arts. ” Vai juntar ao som a imagem, que é no fundo a constituição daquilo que é o nosso grande estímulo social”, refere.

“Estamos muito entusiasmados com a resposta até o momento que tem sido dada nas candidaturas. É bastante interessante”, afirma.

Já no âmbito do festival, por onde já passaram nomes como B Fachada, Linda Martini, Manuel cruz e Noiserv, o público, que na celebração dos 10 anos do evento esgotou os bilhetes duas semanas antes, pode esperar várias surpresas.

“A história do Westway Lab é também a história da música feita em Portugal. O evento fez parte de um projeto europeu chamado Innovation Network of European Showcases, que produziu durante quatro anos a possibilidade de várias bandas nacionais tocarem a nível internacional. Nós vamos continuar a estimular essa possibilidade do desenvolvimento de carreira a nível internacional”, avança.

O Westway Lab é promovido pel’A Oficina em parceria com a AMAEI (Associação Portuguesa de Música Independente), a WHY Portugal (o Gabinete de Exportação em Portugal) e a GDA (Sociedade Portuguesa de Gestão dos Direitos dos Artistas).

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv