VITRUS recolhe em seis meses meio milhão de cápsulas de café usadas

A VITRUS AMBIENTE conseguiu, em aproximadamente meio ano, recolher meio milhão de cápsulas de cafés usadas, num total de seis toneladas, e que ganharão uma nova vida. Os dados foram revelados em comunicado pela empresa municipal.
As cápsulas, entretanto encaminhadas para reciclagem através da parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), vão ganhar uma nova vida.
Na nota, a VITRUS Ambiente assinala que se trata de um “compromisso assumido com a sustentabilidade e a promoção da economia circular”. Entretanto, os invólucros de plástico ou de alumínio “transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será convertida em composto orgânico para fertilizar terras”.
O administrador executivo da VITRUS, João Pedro Castro, destaca o “papel e o interesse demonstrado pelos vimaranenses, Juntas de Freguesia, empresas, espaços comerciais e instituições, no contributo que estão a dar para esta causa”.
Recorde-se que o município de Guimarães foi o primeiro do norte do país a aderir à campanha de recolha destas cápsula, envolvendo as principais marcas do setor e com a orientação da Associação Industrial e Comercial do Café.
No concelho de Guimarães, os pontos de recolha estão presentes nas 48 freguesias e em quatro dezenas de supermercados, assim como instituições e empresas, permitindo ao consumidor de café em cápsulas efetuar a respetiva reciclagem.
