Vitória SC conquista Taça da Liga e a festa fez-se em Guimarães
Vitória SC festeja no meio dos adeptos na cidade de Guimarães. (FOTO: Miguel Pereira)
Os vitorianos operaram uma reviravolta sem necessidade de ir às grandes penalidades. O SCB marcou primeiro, mas na segunda parte a equipa orientada por Luís Pinto não facilitou, mostrando-se superior e vencendo o jogo.
O Vitória SC conquistou este sábado, pela primeira vez na sua história, a Taça da Liga. Um troféu com duplo significado, já que esta foi a primeira vez que os vitorianos venceram esta competição e logo naquele que foi o primeiro dérbi da história com o SCB em que as equipas competiam por um título. 2-1 foi o resultado do encontro.
Os arsenalistas saltaram para a frente do marcador logo aos 17 minutos, por Dorgeles, de livre direto e foi já na segunda parte que os vitorianos empataram o duelo por intermédio de Samu, na concretização de uma grande penalidade, aos 59. Uma vez mais quem brilhou do lado dos vitorianos foi Ndoye, que já tinha ‘bisado’ frente ao Sporting, na meia-final (2-1), aos 83.
Depois de ficar a perder, o SCB recuperou o seu estilo mais pressionante, mas sem sucesso e até desperdiçou uma grande penalidade com Zalazar, aos 90+11 que poderia levar a discussão do troféu para as grandes penalidades.
A festa do Vitória SC e dos vitorianos fez-se em Leiria e seguiu para o Toural, no centro de Guimarães, com a presença de milhares de pessoas que não arredaram pé, apesar da chuva. Os conquistadores entraram na cidade num autocarro preparado para o momento e a festa intensificou-se com oportunidade de o treinador dirigir algumas palavras à massa vitoriana. “No início da época disse que podíamos conquistar coisas em que ninguém acreditava. Estamos todos de parabéns! Só peço que nos continuem a apoiar assim”, declarou.
Antes disso e ainda aos jornalistas, em Leiria, o presidente do Vitória SC, António Miguel Cardoso, saudou toda a equipa deixando uma mensagem de incentivo que incluiu a massa adepta.
“Estamos felizes, temos uma longa época pela frente e temos muito para alcançar ainda. É lógico a meio da temporada ter este brilharete, ter este título, é muito importante para nós. Temos de continuar a trabalhar, manter os pés bem no chão. As coisas correram bem, também tivemos a sorte do jogo, que é importante, lutámos por isto”, tivemos os nossos associados aqui connosco, portanto claro que estou muito contente.”
António Miguel Cardoso, treinador do Vitória SC
Adepto do SCB sofre ataque cardíaco no final do jogo e não resiste
Lamentavelmente, o jogo de Leiria fica marcado pela morte de um adepto do SC de Braga que sofreu uma paragem cardiorespiratória nas bancadas. Apesar de ter sido prontamente assistido, não resistiu e faleceu no Hospital de Leiria.
A informação foi prestada pelo presidente do SCB na zona mista perante a imprensa.
“Lamento a morte de um sócio do SC Braga, que foi a meio do jogo para o hospital e acabou por morrer, com um enfarte. Um abraço para a família, o SC Braga está de luto», disse António Salvador.
Já sobre o jogo, António Salvador voltou a criticar o VAR considerando que foi mal assinalada a penalidade contra o SCB que resultou no golo dos vitorianos. “Sabemos que nem sempre ganha o que melhor joga e aceitamos isso. Mas não podemos aceitar estarem a retirar o futebol aos jogadores para o entregarem ao VAR que está a matar futebol, tem deturpado vários resultados em várias competições e hoje, o ponto de viragem, foi claramente um penálti que descobre não sei como. Nem os jogadores do Vitória reclamaram penálti”. Num ressalto, a bola vem de jogador adversário e bate na mão do nosso. O que peço é que deixem de matar o futebol com o VAR e o entreguem aos jogadores,” atirou.
“Quando acontecem tantas coisas contra é porque não tinha que ser para nós”
Carlos Vicens
Por seu turno, o treinador dos arsenalistas, Carlos Vicens, foi mais moderado na análise. “Temos duas ocasiões muito claras para empatar outra vez: com o Fran Navarro e depois do penálti do Zalazar. Quando acontecem tantas coisas contra é porque não tinha que ser para nós”, disse.
Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Deixa-nos uma mensagem
NO AROlhar de Lá e de CáA seguir: A Nossa Terra às 10:00