Visita guiada e mesa redonda encerram exposiçao “Território Manuel Botelho”

Encerra esta quarta-feira, a Exposição “Território Manuel Botelho”, promovida pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, que esteve patente na Galeria da Garagem Avenida, em Guimarães.


A sessão de encerramento, agendada para as 17h00, conta com um conjunto de eventos, desde logo uma visita guiada à exposição, a apresentação do Livro “Território Manuel Botelho”, uma mesa redonda e um debate. 

A visita à exposição será guiada por Duarte Belo e Bruno Baldaia, sendo que “serão apresentados e comentados os dois olhares distintos”. Meia hora depois, Duarte Belo apresenta o livro “Território Manuel Botelho”, editado pelo Museu da Paisagem com o apoio de Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT), a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva (FIMS). “Este livro documenta em registo fotográfico as visitas às obras, à casa, e ao escritório. Inclui textos do Arquiteto Duarte Belo e 5 textos do Arquiteto Manuel Botelho selecionados para esta publicação, acompanhados por fotografias do próprio”, refere a organização. 

Está ainda prevista a formalização de um acordo que determina a entrega da biblioteca do Arquiteto Manuel Botelho à Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.


Às 18h00, tem início a mesa redonda, que será moderada por João Cabeleira e que contará com Filipa Guerreiro, Luís Tavares Pereira, Mariana Carvalho e Paolo Melis. São cinco arquitetos com diferentes vínculos a Manuel Botelho – antigos alunos, professores, colaboradores e colegas. O momento será também de debate à volta da vida e obra do Arquiteto Manuel Botelho. 

A exposição foca o trabalho de três décadas do atelier de arquitetura Manuel Botelho, que cruza arquitetura, design de objetos, reflexão teórica, escrita e docência. A mostra tem a curadoria de António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia e Duarte Belo, numa parceria entre o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT), a EAAD, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte..

A exposição foca o trabalho de três décadas do atelier de arquitetura Manuel Botelho, que cruza arquitetura, design de objetos, reflexão teórica, escrita e docência. 

A entrada é livre.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv