‘Virar a Página’ recebe, em média, três novos pedidos de ajuda por dia

O ‘Virar a Página’ distribui diariamente cerca de 500 refeições. Desde a semana passada, a cantina solidária, situada no Centro Paroquial de Gualtar, em Braga, tem recebido, a cada dia, uma média de três novos pedidos.
Face à situação atual, com “mais gente no desemprego” e “algumas organizações a fecharem portas”, a coordenadora do projeto teme que “os números continuem a subir”.
Criado há 11 meses, o Virar a Página já serviu mais de 120 mil refeições a perto de 700 pessoas. Algumas já não são apoiadas, sendo que outras permancem desde a primeira hora. Atualmente, há cerca de 60 crianças e jovens a serem auxiliados.
O ‘Virar a Página’ apresenta-se como “uma resposta voluntária, transitória e improvisada, que se mantém firme no terreno”. No entanto, Helena Pina Vaz refere que, face ao crescimento de solicitações, tem tido o “papel adicional” de encaminhar parte dos pedidos que lhe chegam para entidades oficiais.
A responsável adverte que essa função precisa de ser assumida pela Segurança Social, com base na rede de emergência alimentar. “Enquanto organismo público não se pode pensar assim: ‘Olha, estas pessoas estão entregues. Agora até apareceram estes camaradas do Virar a Página, que devem ser meios malucos e não devem ter que fazer’ “, refere, lembrando que o projeto depende exclusivamente de apoio privado.
