Virar a Página já encheu mais de 366 mil pratos em três anos de trabalho

Pôr os pés a caminho, para Virar a Página. É este o desafio lançado pela associação, que nasceu em Braga na altura da pandemia e, três anos depois, ainda continuar a encher os pratos, através da solidariedade.

Desde o início, já foram servidas mais de 366 mil refeições e ajudadas “cerca de 1200 pessoas”.

Ainda assim, perante o atual contexto socioeconómico, a coordenadora, Helena Pina Vaz, admite que o número de pedidos tem vindo a aumentar e chegam de pessoas de todas as idades e proveniências.

“Temos tido, nas últimas semanas, dias em que aparecem seis pedidos. O recorde negativo foi de 13 pedidos num dia só”, revelou à RUM Helena Pina Vaz.

Os mais jovens são os que mais facilmente “deixam de precisar de ajuda”, até porque a associação tenta ajudar também na procura de emprego. Maioritariamente, as pessoas que procurar o VAP são aquelas que “não conseguem respostas nas outras organizações que são protocoladas pelo Estado”.

Depois de uma longa luta até adquirirem espaço próprio, a associação precisa agora de ajuda para “manter o dia-a-dia”. “Há coisas que nós precisamos sempre muito: algum dinheiro para as despesas diárias, voluntários e dos sacos e embalagens para as refeições”, revelou a responsável. 

Para angariar fundos, o Virar a Página tem à venda aventais e promove agora uma caminhada solidária, a 18 de março, que servirá também para celebrar o 3.º aniversário. “Vamos começar em Gualtar, onde o Virar a Página começou, provisoriamente na cozinha do CLIB, depois na cozinha da paróquia e vamos percorrendo esses espaços por onde passamos até Santa Tecla, onde agora é, felizmente, a nossa sede e lá termina a caminhada”, desvendou.

A iniciativa arranca às 15h00 e as inscrições já estão abertas. O custo de inscrição é de cinco euros por pessoa ou três euros para associados do Virar a Página, sendo que a verba reverte totalmente para ajudar a encher os pratos de quem precisa. As inscrições podem ser feitas aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv