Vinho Verd Fest migra para o online com novidades

O Vinho Verde Fest está de regresso Braga. À 7.ª edição, e fruto da pandemia da Covid-19, a Associação Comercial e a Câmara Municipal de Braga decidiram manter o evento, mas adaptando-o às novas circunstâncias.
Da Avenida Central passa para o meio digital, e junta às provas de vinho uma novidade: jantares vínicos.
Além disso, o evento conta, a partir de agora, com um site, onde onde será disponibilizada uma mostra digital dos vinhos dos produtores aderentes.
As novidades começam pelas provas de vinho que, este ano, serão feitas através da casa de cada participante, que serão guiados pelos enólogos através da plataforma, ainda que, para isso, devam adquirir um Kit de prova, que lhes permitirá apreciar cada vinho.
Os jantares vínicos irão juntar à refeição os vinhos verdes de um produtor aderente. “Os jantares serão para continuar quando a feira presencial voltar”, garantiu o vereador do Turismo. Altino Bessa reconhece a importância e a oportunidade dos restaurantes promoverem os seus produtos, juntando-os ao vinho. Também o director-geral da ACB, Rui Marques, lembrou “o desafio constante de envolver de forma mais presente a restauração”, que este ano se acaba por concretizar e, em tempos difíceis, “dinamizar o sector”. Apesar da iniciativa se desenvolver durante o mês de Setembro, estes jantares poderão prolongar-se futuramente, caso seja desejo dos empresários.
O concurso de vinhos mantém-se, com o objectivo de valorizar o nível técnico e comercial dos vinho.
Vinho Verd Fest 2020 será “o maior evento feito na região”
O presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa, salientou, na apresentação do evento, esta quinta-feira, “o impacto estratégico que este tem na economia da região”.
Depois de afirmar que em 2019 este foi “o maior evento de vinho verde do país”, o vereador do Turismo não baixa as expectativas, adequando-as à realidade, e aponta a 7.ª edição do Vinho verde Fest como sendo “o maior evento feito na região dos vinhos verdes”, em 2020, ainda que online.
Altino Bessa diz ainda que Braga é “um grande promotor” deste vinho e adianta que têm já surgido “uma série de marcas” que vão aparecendo no concelho. Sem poder levar o evento para a rua, pelos grandes aglomerados que normalmente atrai, o vereador frisou que a organização não quis deixar de promover o evento, considerando que este “valoriza o território, fixa pessoas e cria riqueza e emprego”.
Cada promotor terá oportunidade de apresentar os seus vinhos, adicionando informações úteis de cada um.
Até ao momento, há 12 restaurantes aderentes, 20 produtores e 150 referências de vinho. A ACB e a CMB apelam aos empresários da região para se juntarem ao evento.
