Jorge Silva Melo regressa ao Theatro Circo. “Portugal não é só Lisboa”, diz encenador

“Vidas Íntimas” estreia esta sexta-feira no Theatro Circo, em Braga. É uma peça de Noël Coward, produzida pela companhia Artistas Unidos, e tem encenação de Jorge Silva Melo, o qual é também director da companhia. O elenco reúne nomes como Rita Durão, Rúben Gomes ou Tiago Matias.

A peça do britânico Noël Coward, estreada em 1931, na Broadway, é uma comédia trágica que aborda os temas do casamento e da traição, envolta num cenário sofisticado e luxuoso, escrita no período da grande depressão e da queda da bolsa nova-iorquina. “É uma peça aparentemente ligeira, divertida, espirituosa mas que esconde um fundo de verdade, tal como as grandes comédias, desde Shakespeare até hoje”, nota, à RUM, o encenador Jorge Silva Melo.

O também director da companhia Artistas Unidos revela que decidiu trabalhar com “Vidas Íntimas” pela capacidade de Noël Coward em mascarar o real. “O teatro de Noël Coward é sempre um teatro de fantasia, ele gosta de ver rosas em palco, personagens em pijamas de seda, mas é como nos contos de fadas: aquilo esconde uma realidade cruel“, assinala.

A peça, dividida em três actos, “vai num crescendo de graça mas também de compreensão da dificuldade humana“. A dramaturgia de Noël Coward, traduzida por Miguel Esteves Cardoso para os Artistas Unidos, é seguida “à risca” por Jorge Silva Melo, numa peça é que os actores desempenham um papel determinante.

Fui deixando os actores avançarem pelas tramas e armadilhas que o texto provoca, da maneira mais simples, pedindo-lhes sempre que seguissem a valsa que o autor propõe”. 

“Vidas Íntimas” traz Jorge Silva Melo de regresso ao Theatro Circo, 22 anos depois


“Vidas Íntimas” estreou no final de Outubro, em Vila Real. Entretanto já percorreu seis cidades do país e tem ainda oito apresentações previstas. A longa digressão, que não é habitual no circuito do teatro português, contribui para a ideia de coesão territorial artística que Silva Melo deseja para a sua companhia. 

“Gosto de conhecer a cara dos espectadores e Portugal não é só Lisboa. Os espectadores de Braga ou de Ponte de Lima pagam impostos que nos financiam: também é deles o teatro que fazemos e acho que devemos responder a essa necessidade“, aponta, acrescentando a vontade de “manter uma promessa com os teatros municipais de voltar de dois em dois anos”.

“Vidas Íntimas” chega esta sexta-feira ao Theatro Circo, em Braga, um palco ao qual Jorge Silva Melo quer voltar, 22 anos depois. “A Braga já não vamos desde 1998 e é um prazer voltar a encontrar-me com pessoas com quem já fui feliz. O Theatro Circo é um teatro onde fui muito quando era adoloscente e estou muito contente em regressar a essa sala maravilhosa, fantástica e enorme”, diz, deixando o repto aos espectadores para que “sorriam, com ternura, sarcasmo e auto-ironia, que é aquilo que o Noël Coward pede“.


“Vidas Íntimas” está em cena na sala principal do Theatro Circo às 21h30 de sexta-feira. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv