‘Vibrações Pictóricas’ entre cores e paredes medievais em exposição na Torre do Museu Pio XII

Até 7 de setembro, a Torre Medieval do Museu Pio XII acolhe uma exposição que cria estímulos variados através de planos sensoriais. As ‘Vibrações Pictóricas’ de Ana Marlene Lima transformam os quatro andares do local com quadros que trabalham camadas de linhas, cores e formas.

A mostra pretende ser uma experiência sensorial para além do olhar, como conta a artista aos microfones da RUM. Ana Marlene Lima fala de “fases quase psicadélicas, há fases mais neutras, que estão no quarto piso, e há as mais orgânicas”.

Criada a partir da obra que dá nome a exposição, o conceito, aponta, “gira à volta das sensações e dos estímulos sensoriais que nós temos no dia-a-dia”. “Eu sinto as coisas e tento transportá-las para a tela de uma forma, na minha própria linguagem”, vinca.

A mostra fruto do trabalho realizado ao longo de dois anos contou, admite, com “várias fases no meio”. O visitante é convidado a um percurso, onde o olhar é convidado a acompanhar múltiplas camadas de linhas, cores e formas, resultado de sensações “mais, até menos felizes”, da artista. Revela que quando transporta os sentimentos para a tela pretende que “seja a parte positiva de todos os estímulos sensoriais” que fiquem nos quadros.

A Torre Medieval do museu bracarense foi escolhida por “criar um contraste da arte contemporânea e da cor, nas paredes medievais”. Conheceu o espaço “durante uma Noite Branca, anos atrás” e a combinação das cores das telas, o elevador no centro do espaço e a estrutura da torre, na ótica da artista, “resultam bem”.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv