Viana quer aproveitar “mola” da Cidade Europeia do Desporto para potenciar turismo de natureza

O município de Viana do Castelo pretende explorar ao máximo as suas infraestruturas naturais, beneficiando do estatuto de ser Cidade Europeia de Desporto (CED) em 2023.

Até ao final do ano, o concelho vai promover um total de 365 eventos – média de um por dia – e mobilizar mais de 250 mil atletas. Entrevistado no programa RUM(O) Desportivo, o vereador Ricardo Rego fez menção ao símbolo da CED – divide-se por rio, mar e montanha, as infraestruturas naturais de Viana do Castelo – para falar do “potencial” que existe a nível nacional e internacional.

Nesse caminho de afirmação, o responsável autárquico considera que a CED pode servir como uma “mola”, alicerçada na Cidade Desportiva que vai ser construída a partir deste ano. A autarquia investiu 1,7 milhões para a aquisição de 13 hectares. O objetivo é avançar com um corredor verde desportivo entre a Praça Viana, em construção no espaço da antiga praça de touros, e o complexo desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer. 

Ricardo Rego adianta a criação de uma zona para treinos específicos de atletismo, ligada aos lançamentos de peso e do dardo, dois campos de futebol e uma pista de BTT, downhill ou trial. “Queremos também associar um equipamento de apoio ligado à natureza, que permita, por exemplo, albergar estágios relacionados com os desportos de natureza”, salienta.


Neste momento, as crianças e jovens das escolas de Viana do Castelo têm aulas de remo, canoagem, surf e vela. O objetivo é que aconteça o mesmo com os desportos de montanha, como o BTT, o downhill e o trial, de forma a “impulsionar” e “dinamizar” essas modalidades. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv