Viana integra Associação Quadrilátero mas foco não está na criação de uma Área Metropolitana

O Município de Viana do Castelo vai juntar-se à Associação Quadrilátero, que já conta com as autarquias de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.

A formalização da adesão está agendada para a próxima segunda-feira, nas instalações da CIM Cávado.

O presidente desta Comunidade Intermunicipal e da Câmara bracarense, Ricardo Rio, considera que este “é um ato de coerência territorial”. “O Minho tem sido um grande polo de vitalidade do país, não fazia sentido estarmos a trabalhar sem aquele que é o quinto ângulo deste polígono”, acrescentou.

Com Viana a entrar na equação, o autarca de Braga acredita que isso se traduzirá num estímulo à “colaboração entre territórios que têm todas as afinidades, muitos laços a diversos títulos e que podem, no futuro, continuar a potenciar essa mesma colaboração através das mais diversas áreas de intervenção”.

Ainda assim, e apesar de muito se ter falado da possibilidade do Minho vir a tornar-se numa Área Metropolitana, Ricardo Rio explica que este passo até pode vir a contribuir para a criação dessa estrutura, mas este protocolo não tem como foco a criação de área metropolitana. “Seguramente que a partir do momento em que nós consigamos, ao longo do tempo, demonstrar a vitalidade e a capacidade de estreitarmos laços em diversos domínios, teremos mais razões para trabalharmos em conjunto e para termos responsabilidades partilhadas nesses domínios no futuro. Agora, não é esse o foco neste momento”, frisou.

A integração de Viana do Castelo à Associação Quadrilátero já era discutida “há vários anos” e ganha, agora, novos contornos. A decisão, diz Rio, foi consensual.

“O âmbito de colaboração é bastante diverso, pode ir desde questões ligadas às soluções de mobilidade, até iniciativas de carácter cultural, de estímulo à inovação e à competitividade económica”, adiantou o autarca, garantindo que “isso vai aportar benefícios para os municípios e para os territórios adjacentes”.

Segundo Ricardo Rio, o alargamento da rede pode trazer novas “soluções de transportes”, que permitam melhorar “a fluidez”, por exemplo entre Braga e Viana do Castelo. 

O protocolo de adesão do município de Viana do Castelo à Associação Quadrilátero terá lugar na segunda-feira, dia 7 de abril, pelas 15h00, nas instalações da CIM Cávado, em Braga. A iniciativa contará com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, Mário Passos, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, e de Joaquim Pereira, Autarca de Viana do Castelo.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv