Venda de bicicletas em Braga e Guimarães aumenta com pandemia

Lojas e oficinas de Braga e Guimarães com procura muito superior ao habitual nesta época do ano.

O número de utilizadores de bicicleta está a aumentar de há dois meses a esta parte, dizem os vendedores.

Com a chegada da pandemia e a mudança de hábitos, muitos optaram pela bicicleta para deslocações para o trabalho e para as compras. Nos momentos de lazer, são também cada vez mais aqueles que a utilizam.

A RUM ouviu vários proprietários de Braga e Guimarães e a conclusão é geral: estão a vender mais bicicletas e a ter mais trabalho nas oficinas, de Março a esta parte. As primeiras vendas de Março “foram acontecendo online”, conta Carlos Ferreira, proprietário de uma loja de bicicletas na rua de S. Marcos, a Go By Bike. Considera que a marca obteve melhores resultados também porque “estava preparada para o mercado online”. Segundo este proprietário, a facturação “aumentou 40% ou 50%” face ao mesmo período de 2019.

Além do aumento da venda de bicicletas novas, os acessórios “são agora mais procurados” à semelhança dos serviços de oficina. “Temos notado que pessoas com bicicletas em casa há anos e anos, procuram-nos para as arranjar”, revela.

Outras lojas em Braga confirmam que há mais gente a investir neste artigo. Rui Abreu, proprietário da Pro Cycle Braga, afirma que a procura aumentou de forma significativa. “Relativamente ao ano anterior e aos meses anteriores, tem havido uma procura superior, principalmente na última semana”, constata. Do que vai ouvindo destes novos clientes, a aquisição de bicicletas é justificada para passeios e exercício físico. Com os ginásios fechados e tanto tempo em casa sem fazer nada, a bicicleta “é uma forma de escape”, argumenta.

Em Guimarães, o mesmo cenário. Encontram-se mais pessoas de bicicleta nas ruas.

Ana Pinto, da loja de bicicletas Get Green, conta que “existe uma maior procura pela compra de bicicletas, mas também pela reutilização das bicicletas que as pessoas já tinham em casa, mas paradas”. “Além das deslocações urbanas, muitas pessoas estão agora a recuperar as bicicletas que estavam guardadas na garagem há imenso tempo”, acrescenta.

Na cidade berço, as ecovias para passeios e deslocações de bicicleta reabriram no início da semana. Em Braga, a ecovia do rio Este tem reabertura marcada para 18 de Maio, próxima segunda-feira. Há muito que os utilizadores de bicicleta na cidade reivindicavam a reabertura, alegando a segurança destas vias para deslocações diárias para o trabalho. No entanto, para evitar grandes aglomerados, a autarquia optou por adiar a reabertura para a próxima segunda-feira.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv