VAP recebe 22 mil euros da receita da Passagem de Ano em Braga

A Passagem de Ano em Braga rendeu 22 373 euros, que foram entregues, esta segunda-feira, ao Virar a Página (VAP). “Esta é uma receita muito relevante para as atividades de uma instituição que nos merece muito respeito e que tem um impacto muito significativo no trabalho com a população”, afirmou o presidente da Câmara, Ricardo Rio.
O autarca enaltece ainda o facto de nem a InvestBraga nem a Câmara Municipal terem angariado qualquer valor com a passagem de ano, uma vez que “toda a receita, ao cêntimo, reverte para uma instituição social, selecionada previamente”.
Helena Pina-Vaz, presidente da associação sem fins lucrativos, explicou que “o valor angariado ultrapassa as expectativas” e vai permitir “assegurar a contratação de uma pessoa, para que o VAP não dependa apenas de voluntários”. “Se o VAP não tiver muitos anos de vida será apenas porque a sociedade deixa de precisar dele”, garantiu a responsável, lembrando a necessidade constante de donativos para que a associação consiga fazer face às despesas de funcionamento.
Neste momento, o Virar a Página, que nasceu durante a pandemia da Covid-19, ajuda “150 pessoas”, ao nível das refeições. “O número de pedidos de ajuda tem aumentado, sobretudo casos de pessoas necessitadas que estão a viver, por exemplo, em lojas alugadas”, referiu.
Além das refeições, o Virar a Página tenta mobilizar os meios necessários para resolver outros problemas, como habitação ou emprego. Apesar dos pedidos de ajuda estarem a aumentar, Helena Pina-Vaz dá nota que também “vão tendo pessoas que conseguem ‘virar a página’ e resolver os seus problemas”.
Pelo Altice Forum Braga passaram, na noite de Passagem de Ano, cerca de 8350 pessoas.
